segunda-feira, 14 de maio de 2018

CURITIBA - PR



Curitiba é um município brasileirocapital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. 

Com 1 893 997 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º mais populoso do país, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 2017.

Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná.

Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemãespolonesesucranianos e italianos, que contribuíram para a atual diversidade cultural.








SEBOLLAS-PARAIBA DO SUL-RJ


 A localidade de Sebollas, também conhecida com Inconfidência, guarda passagens importantes de nossa história.

Consta que ali, com frequência pousava Tiradentes em suas viagens ao Rio de Janeiro, tendo ali desenvolvido algumas amizades. Preso e enforcado por sua atuação na Inconfidência Mineira, o Alferes teve seu corpo partido em pedaços e algumas partes expostas em lugares públicos ao longo do trajeto por ele habitualmente percorrido desde as Minas Gerais para que constasse como exemplo e desestímulo a novos eventuais insurgentes. 

Foi assim que, uma das partes de seu corpo, o quarto superior esquerdo, foi pendurado na localidade de Sebollas. Naquela localidade residiam Ana Quitéria Joaquina de Oliveira e seu marido, o capitão Luis Alves de Freitas Belo, os quais viriam a ser os avós maternos de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Consta que os filhos de D. Ana juntamente com Padre Paulo, seu irmão, após alguns dias recolheram a parte já em decomposição e sepultaram-na sob o altar da igreja local.

Atualmente, Sebollas abriga o Museu Sacro Histórico de Tiradentes, uma pequena e simpática construção na qual se encontram os restos mortais do alferes, vestimentas e peças do período.







CORDISBURGO-MG


Cordisburgo, antigo distrito criado em 1890/1891 com a denominação de Cordisburgo da Vista Alegre (a partir de 1923: Cordisburgo) e subordinado ao município de Paraopeba, foi elevado à categoria de município pelo decreto-lei estadual nº 148 de 17 de dezembro de 1938. 

Em meados de 1883, o padre João de Santo Antônio chegou na região conhecida como Sesmaria Empoeiras (algumas fontes citam o nome Arraial do Saco dos Cochos) e, por se tratar de um lugar com paisagens exuberantes e clima agradável, o padre logo a denominou de “Vista Alegre”, decidindo, assim, se estabelecer no local.

É certo que, nessa região, o padre João deu início à fundação do povoado de Vista Alegre, em 21 de agosto de 1883, edificando a capela ao patriarca São José.

O levantamento dos esteios se deu em 14 de fevereiro de 1884, tendo sido concluída a capela em 23 de junho de 1884. 








ITACOATIARA - NITEROI-RJ


O nome Itacoatiara é originário da língua indígena e significa "Pedra Pintada". 

Procede do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: pintado, gravado, escrito, esculpido.

Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta.

Em volta da praia, há uma vegetação de restinga, cortada apenas por alguns caminhos feitos para que os banhistas possam se dirigir ao mar.








PICINGUABA- UBATUBA-SP


A Praia da Picinguaba é uma antiga vila de pescadores tombada pelo Patrimônio Histórico, impedindo que o local sofra alterações.

Os pescadores do local ainda conservam casas, canoas e artefatos de pesca com suas características originais.

Águas calmas, ponto de saída e chegada de barcos, rodeada pelas ilhas Comprida, Carapuça e Couves.

Em Picinguaba encontramos boas pousadas, bares e restaurantes.

A Praia da Picinguaba faz parte do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar.

São 47.000 ha protegidos aproximadamente 80% do distrito. 

Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga.