sábado, 19 de novembro de 2016

PRAIA DE SAHY - MANGARATIBA - RJ


Para quem procura tranquilidade e sossego, a praia de Sahy é o caminho certo. Situada em Mangaratiba, Costa Verde, cerca de 90 km do centro do Rio de Janeiro, a praia de Sahy é excelente para quem gosta de banho de mar com tranqüilidade e esporte náutico. É uma praia com boa extensão, 2,3 km de orla, embora não tão grande quanto algumas praias da região dos lagos, mas com espaço suficiente para se instalar com total conforto e sem aglomeração.

Para chegar até a praia é preciso atravessar a pé uma linha férrea de trem cargueiro, que por sua vez, compõe o cenário turístico da região. Há um estacionamento onde se pode deixar o veículo pagando uma pequena diária, sendo também um local para se alimentar e beber, embora o ideal seja levar tudo o que se precisa para passar o dia na praia, desde cervejas, refrigerantes até alimentos, já que o comércio local é um pouco precário.

O melhor da praia de Sahy é o sossego, a falta de aglomeração de pessoas além da tranqüilidade de poder avançar mar adentro com água até o nível da cintura, as ondas são fracas e não causam problemas, a água tem a temperatura ambiente, as vezes morna. Tem várias ilhas próximas, inclusive uma que dizem poder chegar a pé caminhando na água em linha reta.

Apesar da grande extensão de água rasa a praia não é um lago e para quem gosta de nadar em águas profundas, basta se adentrar rumo ao mar que encontrará boa profundidade. A praia de Sahy é cercada de vegetação, floresta e rios, espaço não falta para armar barraca, tendo também um local no início da praia, onde o visitante pode alugar cadeiras de praia e Guarda-Sol.












COROA GRANDE - ITAGUAI - RJ

Uma das praias mais urbanizadas da região, a Praia de Coroa Grande costuma receber muitos turistas durante o verão.

Com uma estreita faixa de areia clara, suas águas são calmas e um tanto escuras. Em sua orla, uma ciclovia agrada aos que gostam de um passeio de bicicleta durante a tarde.

Há ainda uma boa infra-estrutura, com diversos quiosques que oferecem bons petiscos e bebidas, além de banheiro e mesas.

Uma pequena rua separa a calçada da praia de muitas casas, que garantem o movimento durante o ano todo. Coqueiros e arbustos enfeitam a orla, que durante o verão costuma receber muitos praticantes de caminhada.


É um bom lugar para dar uma volta durante o entardecer, ou aproveitar pra relaxar em um dos quiosques, que costumam ter movimento até a noite. 






ITATIAIA - RJ

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos pontos preferidos por montanhistas no Brasil. Primeiro Parque Nacional a ser criado no país, em 1937, são aproximadamente 30 mil hectares na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas e Rio de Janeiro. 

O Itatiaia abriga o Pico das Agulhas Negras, que já foi considerado o ponto mais alto da Região Sudeste com 2.787 metros de altitude. 

A caminhada e o intenso frio no topo são recompensados pela bela vista do Vale do Paraíba. Além das imponentes formações rochosas, o Parque Nacional de Itatiaia destaca-se por sua exuberante Mata Atlântica, com lindas cachoeiras, árvores centenárias e rica fauna. Para conhecer bem a região, a melhor maneira é caminhar.







SÃO JOÃO DEL REI - MG


SÃO JOÃO DEL REI é uma cidade localizada numa região chamada Campos dos Vertentes, no sudeste de Minas Gerais, que é um pólo turístico juntamente com Tiradentes. É uma cidade singular que mistura a modernidade com a preservação de suas tradições na arquitetura barroca das casas, festas religiosas e na rica gastronomia.

Como a maioria das cidades mineiras, São João del Rei tem muitos rios que cortam sua área urbana. O principal é o Rio das Mortes. Próximo a cidade existem duas grandes formações rochosas chamadas Serra de São José e Serra do Lenheiro.


Muitas pessoas famosas, que fazem parte da história do País, nasceram em São João del Rei como o presidente Tancredo Neves e Tiradentes, mártir da inconfidência mineira. 

Atualmente, a cidade é bem conhecida pelo grande numero de estudantes que migram para lá para estudar em suas faculdades, inclusive a UFSJ, que tem um reconhecido curso de medicina.






RIO DAS FLORES - RJ


Rio das Flores é uma pequena cidade que está na região fluminense serrana com maior número de fazendas históricas. Com construções históricas, Rio das Flores tem muitas cachoeiras, mirantes e trilhas. Tem a igreja Matriz de Santa Tereza D Ávila, nesta igreja Santos Dumont e sua irmã Sofia foram batizados. 


As antigas fazendas de café, preservadas que viraram pousadas. A fazenda União, do ano de 1836 com 900 metros quadrados, pertenciam ao Visconde de Rio Preto apresenta coleções de arte sacra e peças do século XIX que pertencia à Imperatriz Leopoldina ou à Dom João IV, os quartos decorados e equipados dentro da casa-museu para receber os turistas.








PETRÓPOLIS - RJ

PETRÓPOLIS - História e natureza se misturam na principal cidade da serra fluminense, encravada na Serra dos Órgãos.

A proximidade com o Rio de Janeiro fez com que a corte imperial encontrasse na cidade seu endereço de veraneio.

O resultado foi a construção de palácios para abrigar a realeza.

O principal deles - o Imperial - hoje transformou-se no Museu Imperial que exibe, entre tantos objetos e documentos, a coroa de D. Pedro II.

Próximo dali, o Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace londrino.
As lápides de importantes membros da realeza brasileira estão na gótica Catedral de São Pedro de Alcântara.


Aventureiros sempre sobem a serra para fazer as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em especial a dura travessia até Teresópolis.