quinta-feira, 26 de abril de 2018

ANTONINA - PR


Antonina é uma pequena cidade histórica da região litorânea do Paraná, de frente para uma bela baía.

A cidade oferece um cenário bucólico de frente para a Baía de Antonina, contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. O centro histórico repleto de sobrados coloniais, junto às ruínas do antigo porto, foi o que restou do auge da época em que se escoava erva-mate que vinha do interior do Paraná.

Além da pitoresca cidade, o município possui muitas atrações nos arredores, como o rio Cachoeira, local de prática do rafting; a Estrada do Bairro Alto leva a fazer caminhadas por trilhas e banho nas cachoeiras; já os adeptos do montanhismo se encontram no Pico do Paraná.

É em Antonina que começa ou termina a bela Estrada da Graciosa, estrada cênica que serpenteia a Serra do Mar rumo a Curitiba, e na culinária (assim como em Morretes) a iguaria preferida é o Barreado, prato típico da região.










PARAPEÚNA - VALENÇA-RJ


Parapeúna é um distrito do município de Valença, no estado do Rio de Janeiro.

Localiza-se a 28 quilômetros da sede municipal e 189 quilômetros do Rio de Janeiro. 

Limita-se com o município de Rio Preto, em Minas Gerais e com os distritos de Conservatória e Pentagna. A área é de 147 km² e a população é de 1.883 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE.

Em tupi-guarani, Parapeúna significa 'rio preto' e tem esse nome por estar às margens do Rio Preto que o separa do município de mesmo nome.

A atividade econômica predominante em Parapeúna é a pecuária, tanto leiteira, como de corte, além da agroindústria.


Por conta da proximidade com o município de Rio Preto, o distrito se identifica, cultural e linguisticamente, com a cultura de Minas Gerais, tornando a localidade bem diferenciada em relação as outras localidades do município.




MORRETES - PR


Morretes é um município brasileiro na região litorânea do estado do Paraná. É uma cidade famosa por seus restaurantes, que vendem um prato típico da região chamado barreado. Também possui muitos casarões antigos preservados.

De origem geográfica, em referência aos pequenos morros (morretes), que circundam a sede municipal. Esta denominação remonta ao tempo de sua primitiva colonização.

A cidade de Morretes está situada na zona fisiográfica do litoral paranaense, estendendo-se da encosta da Serra do Mar para o leste e limitando-se ao oeste com os municípios de São José dos Pinhais, Piraquara e Quatro Barras; ao norte com o município de Campina Grande do Sul; ao nordeste com o município de Antonina e a Baía de Paranaguá; ao leste com Paranaguá e ao sul e sudeste com o município de Guaratuba.

A fronteira ocidental de Morretes fica a cerca de 35 km do mar. Todas as divisas estaduais são formadas por acidentes geográficos, ao norte e oeste pelos espigões das Serras dos Órgãos, da Graciosa, do Marumbi e da Farinha Seca, no sudeste pelas serras da Igreja, das Canavieiras e da Prata. No sudeste, é o Rio Arraial, numa altitude de cerca de oitocentos metros, que forma o limite do município. 


Com Antonina e Paranaguá, são as lagoas. Possui também uma das maiores elevações do Paraná, o Pico do Marumbi, que tem 1.539 metros de altura.







PENTAGNA - VALENÇA - RJ


Local de clima ameno e temperado o distrito de Pentagna está localizado a 14km do centro de Valença, junto a estrada que liga Valença a Rio Preto em Minas gerais.
Com cerca de 500m de altitude acima do nível do mar o distrito possui como principais atrativos a cachoeira do Rio Bonito, a Igreja de São Sebastião do Rio Bonito e a antiga estação ferroviária da Central do Brasil.






ILHA GRANDE - ANGRA DOS REIS - RJ


A Ilha Grande é um lugar mágico, repleto de belezas naturais, situado no Município de Angra dos Reis no Rio de Janeiro.
A Ilha Grande é um arquipélago situado no município de Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. Possui 193 km2 e mais de 100 praias de águas Verdes azuladas, vegetação exuberante formada pela Mata Atlânticatrilhas cheias de aventuras, animais silvestres, clima tropical o ano inteiro e povo acolhedor.
Um lugar onde você fará passeios de barco inesquecíveis, mergulhos em grutas e lugares repletos de vida marinha, conhecerá praias semidesertas, tomará banho em cachoeiras de águas cristalinas e fará muitos amigos. Um recanto perfeito para toda a família.
No passado, esta bela ilha, foi invadida e atacada por piratas, serviu de rota para o tráfico de escravos, se tornou abrigo de um lazareto, da Colônia Penal Cândi­do Mendes (atual Ecomuseu da Ilha Grande) e foi palco de muitas outras histórias interessantes. Em 2007 a Ilha Grande foi eleita uma das 7 Maravilhas do Rio de Janeiro e ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o Pão de Açúcar.

O local de maior estrutura turística é a Vila do Abraão, considerada a "capital da ilha". Nesta localidade encontra-se o maior número de moradores, pousadasrestaurantes, barcos para passeios e traslados, operadoras de mergulho e guias de trilhas. Em toda a ilha, só é permitida a entrada de bicicletas. Por isso, você deve deixar seu carro no continente.

Dentre as muitas surpresas que você poderá ter na Ilha Grande, também está a possibilidade de encontrar golfinhossaguis e tartarugas marinhas.

Para os amantes do esporte, a Ilha Grande oferece o canyoning (rapel na cachoeira da Feiticeira); o trekking (caminhada); esportes aquáticos como caiaque e stand up padle (praias do Canto e Julia); o surfe (praias de Lopes Mendes e Aventureiro) e o mergulho (profundidade e snorkeling).

Os principais lugares e praias da ilha são: 
ProvetáAraçatibaBananalEnseada das EstrelasSítio Fortepraia Vermelha, Palmas, Dois RiosLopes MendesAventureiroMatarizParnaiocaCaxadaçoLagoa Azul, Japariz, praia da Longa, Ilha de Jorge Grego e Lagoa Verde.










ILHA DO MEL - PARANAGUÁ-PR


A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná, no município de Paranaguá. É uma área de preservação administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
A Ilha tem 25 quilômetros de belas praias, desertas ou com pouca urbanização. A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.
Para preservar o meio-ambiente e evitar a degradação da Ilha, não é permitido veículos automotores e de tração animal, e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia.
A locomoção dentro da Ilha é feita por trilhas de terra, que dão a impressão que o lugar parou no tempo.
Só é permitida a visitação em espaços delimitados da Ilha. Uma grande parte de seu território se constitui de área de preservação, onde não é permitido o acesso. Os pontos turísticos de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública.






BARÃO DE JUPARANÃ - VALENÇA-RJ


Barão de Juparanã é um distrito de Valença, no estado do Rio de Janeiro.
Possui área de 66,43 km², população de 4.700 moradores, segundo o Censo 2010 do IBGE e está a 24 km de distância da sede municipal, 9 km de Vassouras e 128 km do Rio de Janeiro.
O termo "Juparanã" é de origem indígena e quer dizer, em tupi guarani, "Rio Grande". Esta homenagem foi feita ao Barão de Juparanã, que veio a ser o maior benfeitor do local. Filho do Marquês de Baependi, eram proprietários de várias fazendas nas margens valencianas do Rio Paraíba do Sul. A principal, onde a família viveu os áureos tempos do café, foi a Santa Mônica onde faleceu o Duque de Caxias e que hoje sedia atividades de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença.
Próximo ao centro do distrito encontra-se outra construção histórica. É o solar da antiga fazenda Monte Scylene que chegou a pertencer a Princesa Isabel. Por volta de 1886, a princesa e seu marido o conde D'Eu criaram nesta propriedade um internato de menores que funcionou até pouco tempo.